Fazenda Rosenthal
A história da fazenda Rosenthal remonta a época em que o sul do estado de Minas Gerais consagrou-se como uma das principais regiões produtoras de café do mundo.
O ano era 1880 quando o Sr. Horácio Pio de Souza Dias adquiriu seu primeiro lote na região. Motivado pelas condições propícias ao cultivo do café, como altitude, fertilidade do solo e clima, decidiu dar início ao que se tornaria, de geração em geração, uma tradição de família. Atualmente a Fazenda passa por sua quarta geração de administradores dentro da mesma família, e ainda nos dias atuais são mantidos os valores que foram recebidos pelo bisavô Horácio, pelos avós Hélio e Edir, e pelos pais Pedro e Heledir. A frente da administração estão agora as irmãs, Eveline, Edmara e Hélia, que procuram aliar tradição à modernidade, respeitando a natureza e valorizando seus colaboradores.
A ideia de colocar um produto de grande qualidade no mercado surgiu quando dois ingleses proprietários de uma cafeteria em uma galeria em Londres vieram da Inglaterra para comprar o café da Fazenda Rosenthal. A partir daí surge a vontade de oferecer um produto verdadeiramente de qualidade aos brasileiros, já que os melhores grãos de cafés produzidos no país geralmente são exportados para outros países e os brasileiros mesmo não tem a chance de experimentarem o verdadeiro sabor do nosso café. Nasce então o Café Rosenthal.
O café produzido na Fazenda é torrado e moído no Instituto Federal do Sul de Minas de Machado, que auxilia em toda a parte técnica da produção, em como fazer o melhor blend, o ponto ideal da torra e a seleção dos melhores grãos.
O Café Rosenthal comercializado é classificado como café especial. Para receber essa classificação e ser enquadrado nessa categoria, o café tem que ter no mínimo uma pontuação de 80 pontos. Nessa qualificação diversos aspectos são avaliados como aroma, sabor, corpo, doçura, xícara limpa, acidez, equilíbrio, uniformidade e finalização. O café Rosenthal sempre obteve notas acima de 80 pontos e inclusive em 2018 foi classificado com 84 pontos para o COFFEE OF THE YEAR, na semana Internacional do Café, ficando entre os 120 melhores cafés do Brasil.
Missão
Produzir e comercializar cafés com elevado padrão de qualidade que contribuam para uma alimentação saudável, gerando oportunidades de negócios para a empresa, colaboradores e comunidade, juntamente com uma gestão sustentável.
Visão
Ser referência no mercado de cafés especiais.
Valores
Somos a quarta geração de cafeicultores e procuramos manter os valores passados por nossos antepassados: aliar tradição à modernidade, respeito à natureza, valorização dos nossos colaboradores e qualidade do produto.